Conselho Nacional do Aşè Efon - CONAE

Você está em: Início

Tombamento do Ile Ogun Anaeji Igbele Ni Oman

logo ase1

    Há anos, a Iyalorisà Maria de Xango vem lutando pela perpetuação do Ile Ogun Anaeji Igbele Ni Oman (Asè Oloroke Pantanal), e foi em 2016, num evento realizado pelo Afoxé Raiz de Verdade, em Duque de Caxias, que o sonho de iniciar o Tombamento do Asè saiu do papel. Por iniciativa do Secretário de Cultura de Duque de Caxias, Sr. André de Oliveira o processo começou a ser formado por uma Comissão, em Conjunto com a Ekedy Margarida de Osun, e foi levado para aprovação do Conselho de Cultura de Duque de Caxias, após a aprovação do Conselho, no dia 27/12/2016, o Exmo. Sr. Prefeito Alexandre Cardoso, assinou o Decreto nº 6737/2016 que reconhece o ILE OGUN ANAEJI IGBELE NI OMAN como Patrimônio Histórico Material do Município de Duque de Caxias - RJ.

  Com o tombamento o Asè Oloroke Pantanal passará a fazer parte do Mapa da Cultura Afro de Duque de Caxias, e o Museu Cristóvão Lopes dos Anjos terá visitas permanentes para adeptos e interessados na História da Nação Efon. 

  Essa é a primeira de muitas conquistas da parceira CONAE/Asè Oloroke Pantanal, em prol da Nação Efon e em prol dos Omo Efon. Awure!

 

 

 

Imprimir PDF

Copyright © Conselho Nacional do Aşè Efon - CONAE 2019