Conselho Nacional do Aşè Efon - CONAE

Você está em: Início

Fundação do CONAE entra para a História

 15442212 311337735927457 4302708909006530118 nO dia 11 de dezembro de 2016 entrará para a história do Candomblé brasileiro, com a fundação do Conselho Nacional do Aşé Efon (CONAE), na casa mais antiga da nação, o Aşé Oloroke Pantanal.Várias lideranças do Oloroke estiveram presentes para participar e prestigiar esse momento com a matriarca, Mãe Maria de Şangò, que vê o conselho como uma forma de união do Candomblé Efon para a preservação de sua identidade histórico-cultural. Como a própria Mãe Maria diz: "Não queremos dizer qual casa está certa ou errada. Nem mandar no aşé de ninguém. Esse conselho é para documentar a nossa história e garantir a nossa identidade. É um espaço para todos do Aşé Oloroke". 

O Evento contou com a presença do Ilustre Ogan Gilberto de Eşù, filho de Diniz D'Oşun, e neto de Sr. Valdomiro Baiano (in memorian). Ogan Gilberto emocionou a todos com um momento de louvor a Ogun, Oşun e Sango, e se mostrou a disposição do CONAE para colaborar no projeto de unificação.

Outra presença marcante foi a do Exmo. Sr. André de Oliveira, Secretário de Cultura do Município de Duque de Caxias, figura importante no processo de tombamento do Aşè Oloroke Pantanal.


Logo após a fundação do CONAE, o Asè Oloroke Pantanal deu início ao Festival de Yemonjá. Outra festa que também ficará na história.

Texto de André Prado.

Imprimir PDF

Copyright © Conselho Nacional do Aşè Efon - CONAE 2019